Seja por motivo ideológico, fisiológico ou cultural, o movimento #segundasemcarne ganhou adeptos no mundo todo, incluindo Paul Mccartney e  Madonna.  A crítica é marcada pelas consequências do consumo de carne, tais como aumento do desmatamento para criação de gado até o tratamento que os mesmos recebem durante o abate.

 

“Como nutricionista eu respeito as diferenças culturais durante a consulta”

 

Inúmeros artigos demonstram os benefícios de uma alimentação vegetariana, principalmente no surgimento de doenças do coração e câncer de intestino, além de trazer bem estar com o aumento do consumo de verduras, frutas e legumes.

 

A abóbora é rica em vitamina A que é fundamental para quem está estressado ou tem uma rotina intensa de trabalho. Para bebês e crianças é importante no sistema imunológico, manutenção da visão, e principalmente para ajudar aquelas com dificuldades no crescimento.

A quinua substitui parcialmente a carne vermelha na questão da proteína e por isso, um nutricionista deverá ser consultado para adequar a quantidade desse alimento em cada idade.

 

Refogado de Abóbora cabotiá e quinua 

 

Ingredientes:

1/2 abóbora cabotiá (casca verde)

1/2 cebola pequena bem picada

1 col (chá) de azeite extra-virgem

1 pitada de curry e sal a gosto

1 xícara (chá) de quinua em grãos

 

Em uma panela, cozinhe a abóbora com casca. Espete um garfo. Se a polpa estiver mole, escorra a água e espere esfriar. Com uma colher, retire a polpa e reserve.

Em uma peneira, lave bem os grãos da quinua. Em uma panela, cubra a quinua com água. Cozinhe até ficar transparente. Espere a água secar.

Refogue a cebola, junte a abóbora, a quinua  e acerte os temperos. Sirva em seguida.