Alimentação saudável na prevenção da obesidade infantil e de jovens.

 

Atualmente é cada cada vez mais fácil encontrarmos uma criança ou ainda bebê que já esteja acima do peso com doenças de adultos: pressão alta, diabetes, problemas de coluna e outros. Por isso, tão importante quanto procurar um nutricionista especialista, um médico pediatra ou endocrinologista, uma psicóloga quando a criança já estiver acima do peso, é necessário que os pais ou responsáveis se preocupem desde bebê a prevenir o excesso de ganho de peso. Mudar os alimentos alimentares não é fácil, mas super importante.

Algumas dicas para prevenir a obesidade no bebê, na criança e no adolescente:

 

BEBÊ. Para os que usam fórmula, não acrescentar farinhas ou engrossantes  tipo maisena nas mamadeiras, nem corte o bico. O sugar desenvolve os músculos da mastigação e o estímulo para a saciedade, ou seja, o bebê ainda precisa aprender a ficar satisfeito na medida em que  seu organismo precisa.

Nas primeiras papinhas ofereça os alimentos separados e bem amassados, sem peneira ou liquidificador. Mesmo que coma pouco, o que é esperado no começo, pois está aprendendo a conhecer os alimentos,  não ofereça bolachas, iogurtes nem mamadeiras reforçadas. Comece uma rotina de horários para comer: café da manhã, almoço e jantar.

 

CRIANÇA. Antes de ir para a escola, ofereça o café da manhã: melhora o desempenho nas tarefas, ajuda a reduzir o sono e evita comer muito no almoço. Veja a receita para a criança que não gosta de comer de manhã, mas esta aprendendo. Substitua o refrigerante por suco natural de frutas, espremido ou de polpa, pois a criança ainda está aprendendo a saborear os alimentos. Não adicione açúcar.

 

Smoothie de frutas para criança aprender a tomar café da manhã

 

300ml de leite semi-desnatado

1 xícara (chá) de frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora, framboesa)

Opcional: adoce com mel

Bata todos os ingredientes no liquidificador

Rendimento: até 2 porções

20170131_215054(0).jpg